domingo, 10 de maio de 2009

Semana 19

No dia 5 de Maio não consegui sair mais cedo do trabalho, pelo que só pelas 18:25h é que saí de bicicleta para dar a volta. Como começa a escurecer pelas 20:30h digamos que apenas tinha duas horas. Não dei a volta completa, mas como cheguei ainda cedo fui fazer três séries na zona desportiva. Hoje ao contrário do domingo passado em que por falta de descanso tive o ritmo cardíaco um pouco mais elevado, fiz toda a volta sempre com ele relativamente baixo. Se não tenho ido fazer as séries onde andei mais em cima, a média cardíaca teria sido inferior aos 126 bpm que registei. Fiz apenas 47 km num ritmo aceitável, sem exagerar porém, tendo concluído bem fresco.
A 7 de Maio saí sensivelmente à mesma hora e fiz uma volta de 49 km sendo apenas de assinalar negativamente o quase acidente que já relatei. A média horária hoje foi um pouco mais elevada embora estivesse mais vento de norte ou noroeste. Cheguei também fresco a casa. Na descida de Salir para S. Martinho têm andado em três locais a passar tubos de um lado para o outro da estrada, o que quer dizer que nesses locais foram abertos rasgos no pavimento e está sem alcatrão. É uma descida que se faz entre os 50 e 70 km/h, consoante o vento, e esse facto causa transtorno pois tem que se travar. Quando é que os empreiteiros fazem um serviço limpo? Abre-se o buraco, faz-se o que se tem a fazer e volta-se a repor o alcatrão, isto se as coisas funcionassem bem, mas infelizmente não é assim. Estou mesmo convencido que aquilo vai ficar assim uns meses.
Hoje dia 10 de Maio antes de sair fiz o Polar Fitness Test que deu o valor 40 (muito bom) que para a minha idade, segundo os parâmetros da Polar é considerado muito bom. O que tinha feito há cerca de um mês, deu o valor de 37 que é considerado bom, o que quer dizer que tenho evoluído.
Fiz uma volta de 69 km num bom ritmo, nomeadamente enquanto fui para norte, assim que virei para sul apanhei com o vento de frente o que me fez vir mais tranquilo. A manhã estava fresca e com o tempo encoberto, óptimo para se andar de bicicleta. Ainda apanhei um pingo ou outro de chuva mas disperso que não deu para molhar. A temperatura situou-se entre os 16º e os 21º.
Voltei hoje a fazer 126 bpm de média cardíaca, com um máximo de 147. Foi uma boa semana em termos aeróbicos.

4 comentários:

carneiro disse...

pois é, "nós" avaliamos o nosso ciclismo pela média cardíaca.

Continuação de boas pedaladas.

Filipe disse...

Quando comecei a fazer cicloturismo e nos anos a seguir, eu queria lá saber do ritmo cardíaco, quando estava cansado reduzia o andamento. Mas não nos podemos esquecer que a idade leva umas coisas e tráz outras. Hoje olho mais para o ritmo cardíaco do que para a velocidade, sendo esse um factor determinante da nossa forma.
Então e a roda grossa?
Boas pedaladas.

Pedalando & Olhando disse...

Filipe... fiquei curioso sobre o POLAR FITNESS TEST... eu tb uso o Polar, mas na sua versão mais simples. O meu mostra apenas tempo e batimento durante a pedalada, e depois o valor médio do batimento. Mande uma descrição deste teste!

Filipe disse...

Rogério, antes de possuir o polar que agora utilizo, tinha outro também polar que apenas registava o ritmo cardíaco. Utilizei-o durante uma série de anos, mas comecei a sentir a necessidade de analisar mais parâmetros. Assim, adquiri o Polar CS400 que é uma maravilha. Faço a minha volta e depois tranfiro os dados por infra-vermelhos para o computador, que com um programa informático da marca que é o Polar Pro Trainer analisa toda a volta dada, com velocidade, média, máxima, mínima, cadência máxima, média e minima, ritmo cardiaco máximo, minimo e medio, temperatura , pendentes acumuladas, em metros e percentagem etc, etc... O teste polar fitness é um menu do polar que analisa a nossa forma.
Veja aqui a descrição de todas as caracteristicas: http://www.izideal.pt/product/38-POLCS400/
Veja no meu post o gráfico com o perfil do traçado, ritmo cardiaco, velocidade e por aí a fora: http://omeucicloturismo.blogspot.com/2008/12/caldas-famalico-caldas_26.html
Boas pedaladas.