sábado, 23 de maio de 2009

Acidente Mortal


O post não é agradável, mas a notícia tem que ser dada, para que todos tomem conhecimento dela. Aqueles que como nós andamos de bicicleta na estrada e que somos também automobilistas e para aqueles que apenas são automobilistas e que devem respeitar quem anda de bicicleta. Vivemos felizmente numa sociedade que valoriza a vida como um bem supremo a preservar a todo o custo. É pois com um sentimento de frustração, impotência e profundo pesar que tomamos conhecimento que um ciclista é atropelado na estrada e que perde a vida em consequência disso. Ao visitar o blog VeloLuso http://veloluso.blogspot.com/ do Jornalista Manuel José Madeira, deparei-me com a notícia que transcrevo abaixo:
Adenda em tempo: Durante o dia de hoje já depois de publicar o post, tive conhecimento que o moço que faleceu é sobrinho de uns primos da nossa familia. O pai do moço perdeu a fala com o choque.

CHOCANTE, VIOLENTA, BRUTAL...
... a notícia da morte, por atropelamento de um jovem Corredor, no caso a do Tiago Pereira, de apenas 17 anos. Foi atropelado quando treinava, juntamente com outros colegas.
Dizem as notícias que por um Audi 3, de cor preta e matrícula espanhola que... fugiu do local. Duplo crime. Atropelamento e fuga.
Embora isso já de nada valha ao Tiago, que a consciência daquele condutor lhe pese eternamente. Até pode ter sido um vulgar acidente de viação, mas ao não parar passou a crime.
Ao Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires, mas sobretudo à família enlutada, mais uma família enlutada no Ciclismo, aqui deixo os meus sentidos pêsames.

5 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Filipe... nós aqui em Recife, também estamos de luto. http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/acidente/2009/05/16/VID,10429,4,94,VIDEOS,879-ACIDENTE-MATA-PELO-FERIDOS-JABOATAO.aspx

Um dos mortos é um dos Diretores da Federação Pernambucana de Ciclismo, que estava treinando nas subidas do Monte dos Guararapes quando foi abatido por um motorista desgovernado que descia a ladeira sem controle. Além dele, morreu o motorista que suspeita-se estava bêbado. Os outros ocupantes do carro ficaram feridos. De que adianta termos a lei mais severa do mundo quanto a bebida se não conseguimos fiscalizar todos os lugares! Amanhã teremos um passeio silencioso até o local do acidente e um ato de Manifesto por um Ciclismo Melhor!

Filipe disse...

Caro Rogério, não é só no Recife que estão de luto, estamos todos de luto. As leis são boas para criar a obrigação, mas se as pessoas não interiorizarem que têm que ser cumpridas, não há nada a fazer. É impossível estar um policia atrás de cada um de nós. Só a educação e uma consciência cívica podem mudar as coisas.
A minha solidariedade para todos e em particular para os familiares da vítima.

Filipe disse...

Rogério, quais são os valores da taxa de alcoolemia no Brasil?
Em Portugal são as seguintes:
Em Portugal não é permitido conduzir com uma taxa de alcoolemia igual ou superior a 0,5 gramas por litro.
Quem ultrapassar a taxa máxima definida por lei, estará sujeito a coimas, que variam em função do valor da taxa apurada.
Assim, uma taxa de alcoolemia entre 0,5 g/l e 0,8 g/l é considerada uma contra-ordenação grave, que poderá ser punida com a proibição de conduzir por um período de 1 mês a 1 ano, e o pagamento de uma multa de valor entre 250 a 1.250 euros.
Uma taxa de alcoolemia entre 0,8 g/l e 1,2 g/l é considerada uma contra-ordenação muito grave, e implica proibição de conduzir entre 2 meses e 2 anos, e multa de 500 a 2.500 euros.
Uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l é considerada crime, punível com pena de prisão até 1 ano ou multa até 120 dias, para além da inibição de conduzir por um período de 3 meses a 3 anos.

Pedro Alves disse...

Olá,

Raios... estas coisas não deviam de acontecer!!
Uma tisteza.

Filipe disse...

É verdade Pedro Alves, isto é uma tragédia, mas a vida tem destas coisas.