domingo, 26 de julho de 2009

Portugal na Vertical

Hoje domingo saí pelas 7:45h e a minha primeira lembrança foi para o Pedro Alves que já vinha hà dezasseis horas em cima da bicicleta tentando ligar Viana do Castelo a Sagres. È um desafio e tanto cerca de 670 km de seguida, não está ao alcance de muitos.
Fiz 69 km tendo chegado a caso com a curiosidade de visitar o Blog do Pedro para saber como as coisas estavam a correr. Estava tudo a andar como previsto, à excepção do Simões que teve que desistir por causa de um acidente. Grande frustração terá tido. O Pedro pelo que me pareceu até vinha com avanço em relação ao previsto. Neste momento em que estou a escrever este post, já tudo terminou, tendo o objectivo sido atingido. Quero dar-lhe os meus sinceros parabéns neste momento, ultrapassou todos os momentos, alguns menos bons seguramente, em que terá tido algum sofrimento mas que no final lhe deu certamente uma grande satisfação e tudo se esqueceu. Bravo, venha o próximo desafio…..
Na quinta feira antes de sair fui ao meu mecânico a pensar que a coisa se resolvia rapidamente, mas não foi o caso. Tive que lá deixar a bicicleta pois o Sílvio teria que substituir as bichas e os cabos de aço que estavam de certa maneira calcinados lá dentro. Resultado, ficou a volta sem efeito.
Na terça feira dia 21 mais uma saída tendo feito 51 km em que tive o 2º melhor desempenho até ao momento. Senti-me sempre bem e o resultado final é prova disso.
Estou com problemas nos travões o que me causou alguma falta de segurança, devem precisar de alguma afinação.

3 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Grande Filipe... acompanhei pela internet a aventura de Pedro, fiz até um mapa. E, encantado, descobri Portugal. Desci cidade por cidade no MapMyRide, descobrindo a grande quantidade de vias que vcs dispõem para fazer o mesmo caminho. Cheguei a tomar o caminho errado por várias vezes, pq o programa do Pedro era sintético demais. Mas consegui. E descobri que vcs têm grandes áreas de preservação no Sudoeste do País (estariam bem preservadas ou já com alguma ocupação humana?).. Foi uma descoberta em tanto, similar a descobrir que na Itália, na Sicília, ainda existem áreas relativamente desocupadas e preservadas! Fiquei com vontade de conhecer mais, de andar por lá, DEVAGAR, sem a meta do Pedro, mas com uma câmera, muito tempo e uma boa bike de cicloturismo. Vc conhece aquela região de uns 100-200km antes de Sagres? No mapa parece vazio, mas queria saber de alguém que já foi lá fisicamente!

Filipe disse...

É verdade Rogério, todos os Países têm as suas belezas, Portugal não foge à regra.
Apesar da crise e de algumas vicissitudes politicas, é muito bom viver em Portugal. Somos um País de emigrantes, pois infelizmente muita gente procura no exterior uma vida melhor, isto em termos monetários, mas somos também um Pais de imigrantes, que buscam por aqui o que alguns de nós procura também no exterior.
Somos um povo simpático que recebe bem, temos excelentes paisagens, boa gastronomia, bons vinhos etc, etc..
Conheço relativamente bem toda a costa de Tróia a Sagres, passei férias vários anos em Vila Nova de Milfontes, de forma que deu para conhecer toda a costa. A costa vicentina está preservada e tem praias excelentes. Em certos locais só de jipe se consegue chegar. É um local que deve visitar, sem dúvida nenhuma.
Embora seja uma zona onde não se pode construir fora dos aglomerados já existentes, os interesses económicos vão pressionando, aqui e em todos os locais do mundo é assim.

Pedro Alves disse...

Olá Filipe,

Cá estou vivo.... ainda.

Agradeço a simpatia e apoio. Sim lá chegamos infelizmente o Simões teve uma luxação a mão o que nos chateou.

Obrigado pela referência no seu blog pela simpatia e apoio.

Boas pedaladas