sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Recordar é Viver

No primeiro post falei do senhor António Castanheira, pessoa que na minha opinião foi um dos percursores do cicloturismo nas Caldas da Rainha. No recorte anexo, na fotografia superior está precisamente ele em primeiro plano, estando o senhor José Henriques um pouco mais atrás, seu sobrinho e que desde miúdo trabalhou na sua oficina. Hoje é o senhor José Henriques que continua com a oficina de bicicletas.
A noticia dá conta de uma grande jornada datada de 1945, em que 175 cicloturistas foram até à praia do Baleal que dista cerca de 30 km e, não é dito, mas devem ter voltado!!!
Na foto inferior está do Lado esquerdo o Alberto Campos que se dedicou ao triatlo e duatlo com um palmarés desportivo assinalável. Imediatamente a seguir está o Mário Lino, não me recordando do nome dos outros dois elementos.
O outro recorte dá conta de dois circuitos realizados em épocas diferentes, mas neste caso já para profissionais. Em 1950 o grande vencedor foi o Pedro Polainas que à época era um grande campeão. No segundo num circuito que parfazia 135 km o grande vencedor foi o Fernando Mendes do Benfica, tendo ficado em 2º lugar o Cosme de Oliveira do Porto. Deste último circuito datado de 1971 lembro-me perfeitamente, pois assisti à passagem dos ciclistas junto à Praça da Fruta, que era precisamente o local da meta.

Clique nas imagens para ver os pormenores
Enviar um comentário